Página inicial Dicas Crescendo profissionalmente com o Projeto Rondon

Crescendo profissionalmente com o Projeto Rondon

0
255

Embora o Projeto Rondon tenha ganhado mais força e notoriedade nos últimos anos, ele já existe há muito tempo – desde 11 de julho de 1967, para ser um pouco mais específica. 

via GIPHY

Tudo começou quando uma equipe de cerca de 30 estudantes e 2 professores criou um movimento universitário voltado para o desenvolvimento das comunidades carentes, com o apoio do Ministério da Defesa.

Mas, você deve estar se perguntando: como um projeto como esse pode contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional dos universitários? Em muitos sentidos, e eu vou te contar um pouquinho mais sobre isso.

Como o Projeto Rondon aproxima os estudantes do dia a dia das regiões com o menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do país, ele permite que os jovens fortaleçam seu lado cidadão e os sentimentos de responsabilidade social e espírito crítico, algo que será essencial para o exercício de suas profissões.

Os alunos que se envolvem com as atividades do Projeto Rondon afirmam que essa experiência consegue levar muito das teorias estudadas em sala de aula para a prática, enriquecendo conhecimentos e fortalecendo suas condutas pessoais.

O Projeto Rondon foi intenso. Teve muito preparação para as atividades que iríamos realizar com a comunidade. Quando eu e os demais alunos da Universidade Positivo chegamos ao município que seria atendido, nos deparamos com muito trabalho. Nos envolvemos com aquela situação de uma forma incrível. Foi um momento de muita doação, muito empenho e aprendizado e de fazer a diferença.

Maria Eloísa de Oliveira

Estudante de Educação Física da Universidade Positivo

Alunos de diversos cursos de graduação podem participar do Projeto Rondon, realizando atividades bem variadas, como:

– Aulas-show de Gastronomia;

– Horta comunitária;

– Oficina de boas práticas de manipulação de alimentos;

– Oficina de compostagem;

– Oficina de saúde animal: animais abandonados;

– Oficina de empreendedorismo digital;

– Oficina de empreendedorismo e planejamento da renda familiar;

– Oficina de cuidados com os rios e uso de cisternas;

– Oficina de políticas públicas;

– E muito mais!

E aí, o que acha de participar de um projeto assim? Na Universidade Positivo, os alunos podem se envolver em diversas atividades direcionadas ao atendimento das comunidades.

Leia também: Como as experiências universitárias podem ajudar em sua carreira?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here