Página inicial Saúde Medicina Medicina nua e crua: como um médico aprende a operar?

Medicina nua e crua: como um médico aprende a operar?

0
7108

A faculdade de Medicina apresenta desafios diários para os estudantes, principalmente quando o assunto é prática cirúrgica. Operações, de uma forma geral, podem causar uma mistura de sentimentos, que vão desde a emoção até o medo. Mas, como um médico aprende a lidar com tudo isso e a realizar cirurgias? Conheça o passo a passo:

Passo 1: desvende o corpo humano

via GIPHY

Nos primeiros anos de faculdade, acontecem as aulas de Anatomia, Fisiologia, Patologia e Farmacologia, e elas são essenciais para o início do aprendizado cirúrgico. Preste muita atenção aos conteúdos que serão apresentados nessas matérias, porque eles serão a base de sua carreira.

Passo 2: trabalhe sua atenção todos os dias

via GIPHY

Na sala de cirurgia, a atenção é o ingrediente de sucesso. Treine essa habilidade desde o início de sua formação para que ela se torne um hábito. Quer uma dica? Tente meditar pelo menos cinco minutos por dia para melhorar seus níveis de concentração.

Passo 3: pratique muito durante o curso

via GIPHY

Aulas em centros de simulação e em centros de treinamentos cirúrgicos com espécimes frescos aproximam você do dia a dia da profissão. Punção torácica de derrame, passagem de sonda nasogástrica e sutura em materiais sintéticos são apenas alguns dos procedimentos que podem ser treinados ao longo do curso.

Passo 4: participe de atividades extras

via GIPHY

Matérias optativas e projetos da área cirúrgica na faculdade de Medicina também oferecem bons retornos para sua formação. Sempre que for possível, reserve um tempinho na agenda para essas atividades.

Passo 5: observe grandes profissionais

via GIPHY

Durante a residência médica, você poderá acompanhar diversas cirurgias. Observe atentamente as ações do médico que está no comando do procedimento. Muitos aprendizados podem ser adquiridos por meio de um olhar atento.

Passo 6: escolha um mentor

via GIPHY

Ter um mentor para ensinar o que fazer ou não em um centro cirúrgico pode proporcionar ótimos resultados em sua formação. Conselhos, opiniões, incentivos e orientações de um professor experiente, que certamente já viu ou até mesmo realizou diversas cirurgias, tornam as práticas mais enriquecedoras.

Leia também: Afinal, o que faz um biomédico?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here