O que faz um cientista de dados?

0
327

Antes da leitura deste conteúdo, pare e pense:o que você faz quando está conectado à internet? Quais sites você frequenta? Quais aplicativos mais usa? Qual crush você stalkeia? Tudo aquilo que você faz conectado à rede gera algum tipo de dado, ou em outras palavras: informação.

E sabe quem é o grande responsável por lidar com todas essas informações? Basicamente, o cientista de dados. Descubra mais sobre esse profissional!

Cientista de dados. O que é? O que faz? Onde vive?

O cientista de dados é o profissional que:

  • Reúne e interpreta informações de dados;
  • Constrói produtos a partir de dados de personalidade para melhor entender o negócio e os consumidores;
  • Transforma dados em inteligência de negócio;
  • Encontra padrões nos dados para identificar tendências que possam auxiliar na parte financeira de uma organização.

Quais habilidades eu preciso desenvolver ou aperfeiçoar para me dar bem nessa profissão?

Existem algumas soft skills que são essenciais para um cientista de dados. Por conta do perfil analítico da profissão, uma boa capacidade lógica pode ser extremamente útil, assim como a habilidade de comunicação para poder expor as informações descobertas ao longo do trabalho. A curiosidade também é um fator importante, sendo profundamente útil ao longo das pesquisas e mineração de dados.

Outras habilidades se destacam nesses profissionais, como a questão criativa e a visão inovadora, além da perspectiva estratégica e analítica para solucionar problemas.

Mas, o que eu terei que estudar para ser um cientista de dados?

Okay, tudo isso parece muito divertido, mas e na prática? Bom, tudo o que você precisa saber para começar a atuar na área será visto ao longo da Graduação. Durante o curso de Ciência de Dados, será possível entrar em contato com diferentes disciplinas relacionadas a desenvolvimento, à programação e a uma série de técnicas de machine learning.

Gerenciamento, mineração e análise exploratória de dados, e é claro, disciplinas voltadas para seu desenvolvimento criativo, também farão parte de sua rotina de estudos.

Por que os cientistas de dados são tão importantes para os negócios e serviços atuais?

Porque eles podem realizar a coleta de dados que auxiliarão no sucesso de uma empresa.

Quer um exemplo disso? A própria Netflix. Séries como Orange is the new black, House of cards e Stranger Things foram criadas a partir da análise de informações colhidas de seus usuários. E sabe quem analisou tudo isso? Os cientistas de dados.

De posse dessas informações, a plataforma apenas precisou cruzar os dados de filmes e séries que mais atraiam determinados públicos com seus comportamentos de consumo para criar produções sob medida.

O resultado? Hoje a Netflix é uma provedora global de filmes e séries.

Ficou interessado por essa profissão? Fique de olho nos próximos posts sobre os cientistas de dados.

Leia também: Como está mercado de TI no Brasil?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here