Página inicial #UPfazendoacontecer Home office: 5 dicas para manter o ritmo (e a sanidade mental)

Home office: 5 dicas para manter o ritmo (e a sanidade mental)

0
765

Em tempos de home office e afastamento social, fica o alerta: cuidado com a improdutividade e o excesso de cobranças.

Você já deve ter esbarrado com várias postagens e memes nas redes sociais sobre o trabalho remoto. Quem nunca sonhou em trabalhar em casa e passar o dia todo de pijama? Se por um lado fazer home office tem algumas vantagens, como por exemplo fazer o William Bonner e ficar de pijama da cintura para baixo, por outro lado as distrações, a comodidade e a solidão podem te deixar mais improdutivo e com a sensação de que você é um procrastinador nato.

Com a ajuda do Raphael Di Lascio, coordenador do curso de Psicologia da Universidade Positivo, separamos aqui cinco dicas que podem te ajudar a deixar o home office mais leve e produtivo.

ANTES DAS DICAS OFICIAIS, UM LEMBRETE:

Ser produtivo não significa trabalhar por horas e horas seguidas. Produtividade tem mais a ver com dividir de maneira saudável a hora de trabalhar, descansar e ter momentos de lazer. 😉

Agora se liga nas dicas e voilá:

MANTENHA SEUS HÁBITOS E COSTUMES

Quando não estava em home office e precisava sair para o trabalho, você:
A)
Acordava no horário que queria, não tomava banho e ia trabalhar de pijama.
B) Acordava com o despertador, fazia sua higiene pessoal, trocava de roupa e saía.

A não ser que você seja seu próprio chefe e queira enlouquecer antes dos 30, provavelmente você tenha respondido a opção B, certo?

Segundo o professor Raphael, é importante manter seus hábitos, mesmo em home office. Ficar de pijama o dia inteiro, trabalhar sem tomar cuidado com a postura e outros deslizes podem afetar sua saúde física e mental.

NO HOME OFFICE CONTINUE BATENDO O PONTO!

É bem importante manter a rotina de início, término e de pausas no home office. Tente manter os mesmos horários que você fazia enquanto estava trabalhando fora de casa. Inicie sempre no mesmo horário, faça uma pausa mais longa no almoço e separe 15 minutinhos para descansar antes de finalizar os trabalhos do dia. Ao terminar, desligue-se dos compromissos profissionais e vá se divertir ou descansar mais um pouco.

PULE CORDA, MAS NÃO PULE AS PAUSAS

Já citamos ali em cima, mas essa regrinha é bom reforçar. Faça pausas e intervalos para café, almoço, café da tarde, jantar e claro, para dormir. Uma boa noite de sono, principalmente nesse momento, é essencial para manter sua saúde em dia.

Vale encaixar, em algum dos intervalos, uma atividade física para poder movimentar o corpo, nem que seja durante o banho. Nesse caso, cuidado redobrado para não escorregar!

Além de mexer o corpo, é importante ouvir música, cantar, dançar, cozinhar, jogar, meditar, relaxar e enfim, o que mais gostar de fazer para esvaziar a mente. E falando em esvaziar, não esqueça dos momentos de ócio, eles também são fundamentais.

MANTENHA SEUS AMIGOS POR PERTO, MESMO QUE DE LONGE

Afastamento social não é reunir os amigos em casa, mas marcar encontros virtuais está mais que liberado. Mantenha o contato com amigos, colegas de trabalho e familiares. Nesses encontros priorize diálogos positivos, não se deixe contaminar pelas notícias negativas, principalmente as fake news.

APROVEITE O TEMPO LIVRE PARA BUSCAR CONHECIMENTO

Já dizia o ET Bilu: “busquem conhecimento”. Aproveite o tempo livre que o home office proporciona para procurar colocar os estudos em dia. Na Universidade Positivo existem vários cursos de Graduação on-line, para você estudar sem precisar sair de casa. Agora é a hora de fazer aquele curso que você sempre teve vontade, mas não tinha tempo. Quem sabe, no fim da quarentena você já tem mais algumas skills na manga?

#UPFazendoAcontecer

Leia também:
Estudar em casa: 5 dicas para manter o controle
Experimente ser feliz, mesmo em tempos mais difíceis

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here