Página inicial Business Você tem o perfil ideal para ser um gestor público?

Você tem o perfil ideal para ser um gestor público?

0
1277

Se perguntássemos aos estudantes se eles sonham em um dia chegar ao cargo de gestor, a grande maioria responderia que sim. Afinal, há um certo glamour em conduzir e liderar uma equipe. Não é mesmo?

Pensando nisso, resolvemos contar um pouco mais sobre uma das profissões mais importantes para as instituições governamentais, a de gestor público.

Você sabe o que ele faz?

Esse profissional é o responsável por gerenciar entidades públicas e desenvolver projetos políticos. No trabalho, o gestor público é aquela pessoa que se envolve constantemente com questões ligadas ao bem-estar das pessoas.

Dentre as principais atividades realizadas por esse profissional, destacam-se: planejamento de serviços das organizações públicas, assessoria de parlamentares, administração de projetos do terceiro setor e criação de políticas e campanhas públicas.

O que é necessário para que um profissional se torne um gestor público?

Além de um diploma, os profissionais precisam apresentar um conjunto bem específico de características. Abaixo, apresentamos 5 atributos que são fundamentais ao bom gestor. 

1) Gostar de falar (e falar muito)

via GIPHY

Como os gestores públicos atuam em prol do povo, logicamente eles precisam planejar suas ações com base em bate-papos que serão realizados com outros profissionais da área, professores, políticos e especialistas, além, é claro, da própria população.

2) Ter inteligência emocional

via GIPHY

Esse conceito está relacionado à capacidade dos profissionais aprenderem a lidar com suas próprias emoções. Com inteligência emocional, é possível manter-se motivado para a realização de novos projetos, criar bons vínculos com os colegas de trabalho, reconhecer os sentimentos e por aí vai.

3)   Saber focar naquilo que importa, ou seja, no resultado

via GIPHY

O foco constante no resultado é o que garante que as entregas acontecerão da melhor forma possível. Por esse motivo, é essencial que o gestor público desenvolva estratégias de trabalho que estejam voltadas para o desenvolvimento e crescimento das entidades públicas.

4)   Apresentar uma postura nacionalista

via GIPHY

O gestor público precisa enxergar seu trabalho como algo muito importante para o país. Além disso, é fundamental que ele atue com vistas a valorizar a cultura e a diversidade da população brasileira.

5)   Saber negociar

via GIPHY

Satisfazer os desejos da população não é uma tarefa fácil. E para que isso seja possível, o gestor público terá que contar com a ajuda de diversas pessoas. É como diz o provérbio africano: “Se quer ir rápido, vá sozinho. Se quer ir longe, vá em grupo.”

Se você está pensando em cursar Gestão Pública, aproveite o tempo na faculdade para ir aperfeiçoando as habilidades apresentadas anteriormente. Elas serão primordiais para o sucesso na área.

Leia também: Sessão pipoca: séries de TV mostram como é a rotina das profissões

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here