Página inicial Business 5 coisas que todo gestor de RH faz

5 coisas que todo gestor de RH faz

0
499

Quem respira sabe: o gestor de recursos humanos é uma das peças mais importantes em uma empresa. Afinal, ele é o grande responsável por manter os colaboradores motivamos e alinhados aos objetivos da organização.

Mas, será que essa é a única função desse profissional? Nós descobrimos que não. A lista de responsabilidades do gestor de RH é imensa e repleta de afazeres que chamaram (e muito!) nossa atenção.

Conheça agora 5 coisas que todo gestor de RH faz e você não sabia (ou sabia, mas não lembrava)!

1. Mapear talentos

via GIPHY

Avaliar as técnicas e skills dos candidatos a uma vaga de emprego para depois selecionar alguém para compor o quadro de colaboradores da empresa. Gestores de RH fazem isso muito bem.

2.  Reter funcionários

via GIPHY

O gestor de RH pode criar um conjunto incrível de estratégias, políticas e práticas que é capaz de manter os colaboradores sempre motivados. Vale ressaltar, porém, que a tarefa de reter talentos não é nada simples. Por isso, cabe ao profissional responsável por essa missão se atualizar sempre e manter-se atento ao que os atuais trabalhadores procuram, principalmente no quesito desenvolvimento.

3. Realizar avaliações de desempenho

via GIPHY

Para promover a melhoria contínua da gestão dos recursos humanos de uma empresa, os gestores de RH realizam as famosas avaliações de desempenho, uma ferramenta que permite avaliar a performance e contribuição dos colaboradores. O grande objetivo dessa avaliação é dar ao trabalhador a oportunidade de aperfeiçoar seus pontos fortes e ajustar seus pontos fracos.

4. Fazer pesquisas de clima

via GIPHY

A pesquisa de clima é uma avaliação que busca mapear como andam as coisas dentro de uma determinada organização. E sabe quem responde a esse documento? Os próprios colaboradores, guiados pelos gestores de RH.

5. Gerenciar a folha de pagamento

via GIPHY

Elaborar a folha de pagamento dos colaboradores é uma das grandes missões do gestor de RH. Por isso, esse profissional precisa estar sempre por dentro das legislações trabalhista e tributária e de olho nas soluções tecnológicas que surgem para facilitar a realização dessa atividade.

5. Construir plano de cargos e salários

via GIPHY

A construção de um plano de cargos e salários nada mais é do que uma ferramenta de gestão que permite conhecer os cargos de uma empresa e quanto cada um deles ganhará. Como a criação desse documento envolve pessoas e dinheiro, nada mais justo do que deixar esse trabalho com quem manja do assunto, o gestor de RH.

Neste texto, apenas cinco funções foram citadas, mas uma coisa nós podemos garantir: o gestor de RH é um dos profissionais mais estratégicos de uma empresa. Ou seja, vale a pena investir nessa carreira.

Agora, se você quiser conferir outras profissões que também estão diretamente relacionadas a pessoas, leia não deixe de ler a matéria sobre 6 cursos para trabalhar com pessoas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here