Página inicial Business Ser ou não ser um gestor comercial

Ser ou não ser um gestor comercial

0
709

Nós poderíamos te convencer a ser um gestor comercial com a apenas algumas frases (bem animadoras, por sinal) sobre o mercado de trabalho. Mas, se sua decisão fosse tomada com base apenas nessas informações, seu futuro profissional poderia ser transformar em uma verdadeira cilada. Afinal, de que adianta um cenário propício para o crescimento, se você não tiver o perfil ideal para assumir um cargo da área de gestão?

E foi pensando justamente nessa situação que resolvemos investigar um pouco mais sobre o mundo dos gestores comerciais. Neste texto, você encontrará 4 perguntas e respostas que poderão confirmar se você está caminhando rumo à carreira ideal.

Bora conhecer?

via GIPHY

O que faz um gestor comercial?

Desempenha um dos papéis mais importantes de uma organização. Ou seja, é ele quem cuida da venda de produtos e serviços, gerencia equipes, define estratégias de compra, controla padrões de qualidade, realiza estudos e análises de negócios, pesquisa tendências e muito mais.

Em resumo, o gestor comercial é aquele que lida com tudo o que possa estar relacionado à competitividade e produtividade.  

Para refletir: você está disposto a realizar essas atividades por muitos e muitos anos?

Quais conhecimentos são considerados imprescindíveis para um bom gestor comercial?

Economia, finanças, comércio, logística, marketing, ética, tributação e legislação são apenas alguns dos conhecimentos que servirão como norte para a atuação dos gestores comerciais. Mas, além disso, também será necessário que os profissionais dessa área tenham certa familiaridade com conteúdos que envolvem criatividade, estratégia e liderança. Interessante, não?

Para se questionar: você está preparado para absorver informações tão variadas?

Quais são os maiores desafios da carreira de um gestor comercial?

Os profissionais que atuam na área de gestão precisam lidar diariamente com desafios que envolvem segundos, terceiros, quartos e por aí vai.  Mas, se fosse necessário enumerar as top 5 missões de um gestor comercial, seriam elas:

– Criar planejamentos inovadores que possam elevar uma organização a outro patamar de desenvolvimento;

– Administrar conflitos de interesses e, também, as divergências entre os membros de uma determinada equipe;

– Dar feedbacks de forma assertiva para todos os membros de uma equipe, a fim de que eles possam aperfeiçoar seus pontos fortes e entender seus pontos fracos;

– Responder por prazos e pela qualidade da equipe;

– Contratar e demitir colaboradores de forma humanizada.

Para pensar: você conseguiria resolver as questões pontuadas acima sem se desesperar?

Quais skills são essenciais para um profissional que pretende arrasar no mercado de Gestão Comercial?

Os gestores comerciais precisam desenvolver habilidades que possam contribuir tanto para o crescimento da empresa, quanto da equipe. Nesse caso, para que um profissional da área sinta que seus projetos estão gerando grandes resultados, é necessário que ele aperfeiçoe e esteja sempre atento às seguintes competências: lidar com pressão, gostar de ajudar, ser organizado – com a equipe e os processos de trabalho – e acompanhar tendências tecnológicas.

Para se questionar: você tem essas competências? Está preparada para lapidá-las?

Depois da leitura deste texto e da reflexão sugerida nos itens em destaque, chegou a hora da pergunta do chefão: Gestão Comercial é a área ideal para você?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here