Página inicial TI Gestão de Tecnologia da Informação Gestão de TI: 5 soft skills essenciais para atuar na área

Gestão de TI: 5 soft skills essenciais para atuar na área

0
221

Para quem não conhece, soft skills são habilidades que auxiliam na realização de algumas atividades – técnicas ou não. Em Gestão de TI, por exemplo, determinadas características merecem um pouquinho mais atenção. Afinal, elas podem ser as grandes responsáveis pelo sucesso de um profissional da área.

Quer saber quais habilidades são essas? Se liga na lista abaixo!

via GIPHY

1. Pensamento lógico-matemático

Pensamento lógico-matemático é a skill mais importante para os profissionais de Gestão de TI.

A lógica é a base do conhecimento matemático e científico, e ela não se refere apenas a resolução operações, mas também a capacidade de compreender e organizar dados (numéricos ou não) a fim de encontrar um contexto ou padrão. Algo que os gestores de TI costumam fazer muito bem!

2. Curiosidade e entusiasmo pela área

Pela abrangência da área, é sempre bom conhecer um pouco de tudo. Ou seja, a participação em cursos de extensão e o interesse em acompanhar as novidades sempre servirão como um suporte gigantesco para o crescimento de um gestor de TI.

Se você está pensando em investir nesse campo de trabalho, já é bom que você saiba que a necessidade de se atualizar será constante. Ok?

3. Criatividade e interpretação

A criatividade é um requisito base para diversas áreas, e dentro da Tecnologia da Informação, ela também é fundamental. Nesse caso, o pensamento criativo pode auxiliar na identificação de oportunidades dentro da área, na procura de caminhos para a solução de problemas ou até mesmo na intepretação de dados.

4. Capacidade de planejamento e estratégia

É sempre bom pensar no futuro, e quando se trata da área de Gestão de TI, é imprescindível que o profissional seja organizado e tenha um ótimo planejamento. Considerar diferentes possibilidades e estar pronto para tudo o que possa ocorrer ao longo dos projetos. Esse é o lema!

5. Trabalho em equipe

Às vezes, os profissionais pensam (tentam) abraçar o mundo de uma só vez e resolver todos os problemas sozinhos. Mas, as coisas não funcionam bem assim. O trabalho em equipe é primordial e pode garantir perspectivas diferentes sobre um mesmo projeto, trazendo mais garantia de sucesso para o que será executado.

Agora que você já conhece a 5 principais skills de um gestor de TI, fica mais fácil para responder: já está tudo certo para você arrasar na área?

Leia também: 8 soft skills mais exigidas no mercado de trabalho

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here