Página inicial Business Já pensou em cursar Gestão Ambiental?

Já pensou em cursar Gestão Ambiental?

0
849

A preocupação com as questões ambientais vem crescendo e muito nos últimos tempos. Isso é reflexo de uma grande mudança na maneira de agir e pensar da população, que passou a organizar suas atividades diárias de forma a minimizar possíveis impactos ao meio ambiente.

Mas, e as empresas, o que elas têm feito pela causa?

via GIPHY

Embora a pergunta pareça um tanto complexa, a resposta para ela é bem simples: as organizações, de uma forma geral, estão abrindo suas portas para os profissionais formados em Gestão Ambiental,um curso que prepara os estudantes para a criação de ações de proteção dos recursos naturais e, por consequência, dos seres vivos.

 Vamos falar sobre essa formação?

via GIPHY

O curso de Gestão Ambiental está totalmente relacionado à preservação, à melhora da qualidade de vida e ao desenvolvimento sustentável das empresas. Ou seja, a principal missão do profissional formado nessa área é administrar o uso dos recursos naturais, respeitando os acordos nacionais e internacionais firmados, conciliando-os aos interesses das companhias, para que elas sigam evoluindo.

O curso de Gestão Ambiental dura cerca de dois anos e contempla uma grade curricular recheada de disciplinas voltadas para gestão e para a prática da profissão. legislação ambiental, gestão de recursos energéticos, gestão de resíduos sólidos, efluentes e emissões e recuperação de áreas degradadas são alguns dos temas que poderão ser debatidos pelos professores e alunos durante os anos de faculdade. Interessante, não?

E depois da faculdade, onde o gestor ambiental pode trabalhar?

via GIPHY

A profissão de gestor ambiental é considerada relativamente nova, mas apresenta um mercado de atuação bastante promissor. Afinal, as empresas estão se preocupando cada vez mais em apresentar suas marcas atreladas às questões do meio ambiente.

Dessa forma, os gestores ambientais poderão trabalhar em empresas púbicas e privadas, consultorias, Organizações Não Governamentais (ONGs), institutos de pesquisa, instituições de ensino, cooperativas e muitos outros lugares.

Quais são as principais atribuições de um profissional da área?

via GIPHY

Após a conclusão do curso de Gestão Ambiental, os profissionais poderão realizar diversas atividades. Porém, cinco delas merecem destaque especial:

  • Criação de projetos de recuperação de áreas degradadas;
  • Desenvolvimento de projetos de educação ambiental;
  • Controle e atualização de licenças ambientais;
  • Acompanhamento de informações geográficas para elaborar projetos de ocupação;
  • Acompanhamento do processo de exploração de recursos naturais.

Ficou interessado em seguir a carreira de gestor ambiental? Fique de olho no Faz Aí para descobrir um pouco mais sobre essa formação. Enquanto isso, que tal conhecer a rotina de algumas profissões por meio de séries? Sessão pipoca sempre cai bem!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here