Página inicial Saúde Fisioterapia Fisioterapia: em qual área posso trabalhar?

Fisioterapia: em qual área posso trabalhar?

0
339

Acredite se quiser, mas Fisioterapia é uma das ciências mais antigas que existe. E sabe quando ela surgiu? Há muitos e muitos anos (na Antiguidade, mas especificamente), quando nossos ancestrais descobriram que a dor de diversas lesões físicas poderia ser amenizada com uma massagem.

via GIPHY

Mas foi somente no século XX, que a Fisioterapia passou a ser reconhecida como uma profissão, quando diversos militares voltaram de grandes guerras totalmente debilitados e com ferimentos graves. Ou seja, precisando da ajuda de profissionais especializados, principalmente daqueles que entendem tudo sobre prevenção e recuperação de lesões musculares.

E foi assim que a carreira do fisioterapeuta começou a evoluir e ganhar mais notoriedade e importância. Hoje, de acordo com o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito), um profissional da área pode atuar em pelo menos 15 frentes. Vamos falar sobre elas?

1) Neurofuncional

via GIPHY

Voltada para a prevenção, adaptação ou cura de sequelas causadas por causa de danos no sistema nervoso.

2) Acupuntura

via GIPHY

Técnica chinesa que trata de problemas físicos (como artrite) e emocionais por meio da aplicação de agulhas bem finas em pontos específicos do corpo.

3) Fisioterapia Esportiva

via GIPHY

Especialidade criada com o objetivo de auxiliar na reabilitação e prevenção de lesões causadas por atividades físicas. Diversos atletas utilizam a Fisioterapia Esportiva para voltar a praticar esportes de forma mais rápida e segura.

4) Respiratória

via GIPHY

Área da Fisioterapia que visa à prevenção e ao tratamento de doenças respiratórias, como asma, rinite, bronquite e tuberculose.

5) Dermatofuncional

via GIPHY

Especialidade direcionada ao tratamento de pacientes com doenças dermatológicas, ou seja, de pele, e problemas estéticos, como celulites, marcas de queimadura etc.

6) Cardiovascular

via GIPHY

Trata da musculatura corporal com vistas à reabilitação dos pacientes que têm problemas de coração e que passaram por cirurgias.

7) Oncologia

via GIPHY

Na área oncológica, a Fisioterapia é a grande responsável por tratar os pacientes que se submetem ao tratamento de câncer. Dentre os principais itens tratados nessa modalidade, encontram-se: dor, fraqueza dos músculos, tensão, encurtamento dos músculos, postura e problemas respiratórios.

8) Gameterapia

via GIPHY

Desenvolvida no Canadá, a Gameterapia incentiva a atividade cerebral por meio de jogos que simulam diversos tipos de exercícios. Com essa prática, o paciente pode tratar de lesões de forma mais dinâmica.

9) Fisioterapia do Trabalho

via GIPHY

O principal objetivo do fisioterapeuta que atua nessa área é cuidar da saúde do trabalhador, prevenindo e tratando lesões decorrentes dos serviços que ele executa por meio de exercícios laborais.

10) Traumatologia e Ortopedia

via GIPHY

Ramo da Fisioterapia que cuida de disfunções nos ossos e nas articulações. Lesões esportivas, traumas, recuperação cirúrgica, doenças congênitas são alguns dos casos tratados pelos profissionais dessa área.

11) Terapia Intensiva

via GIPHY

Voltada para os profissionais que pretendem atuar em hospitais, cuidando de pacientes que precisam de suporte ventilatório ou que apresentam limitação motora grave.

12) Aquática

via GIPHY

A Fisioterapia Aquática consiste na realização de alguns exercícios físicos em piscinas aquecidas. As sessões de hidroterapia podem auxiliar na recuperação de lesões ortopédicas, no desenvolvimento da coordenação motora e no funcionamento do sistema respiratório.

13) Grupos Especiais

via GIPHY

Os fisioterapeutas da área de Grupos Especiais trabalham de forma personalizada, ou seja, todos os exercícios de recuperação e prevenção propostos por esses profissionais são pensados de acordo com o perfil do paciente que será atendido (obeso, idoso, gestante, criança e pessoas com necessidades especiais).

14) Indústria de equipamentos

via GIPHY

Os fisioterapeutas que trabalham nessa área são os responsáveis por projetar equipamentos que serão utilizados por muitos profissionais de Fisioterapia.

15) Gerontologia

via GIPHY

Cuida da saúde do idoso, promovendo sua independência funcional. Todas as condutas fisioterapêuticas realizadas pelos profissionais dessa área são pensadas, especificamente, para atender às necessidades físicas e motoras da terceira idade.

Quer saber um pouco mais sobre cada uma dessas áreas? Conte para nós – seu comentário pode servir de inspiração para as próximas publicações!

Veja também: Sessão pipoca: séries de TV mostram como é a rotina das profissões

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here