Página inicial #UPfazendoacontecer Estudar em casa: 5 dicas para manter o controle

Estudar em casa: 5 dicas para manter o controle

0
911

Estudar, nos últimos dias, ganhou um desafio a mais: adaptação aos novos modelos de aulas por meios digitais e o drible às distrações.

De repente o mundo todo parou, menos as suas aulas. Estudar, que por si só já é uma tarefa que precisa de tempo e dedicação, passou a exigir mais disciplina e autocontrole. Mas não precisa se desesperar. Separamos aqui cinco dicas para você estudar em casa, sem neura. Se liga:

ESTABELEÇA UMA ROTINA

Na verdade, mais que estabelecer uma rotina de estudos, o que você precisa MESMO é cumprir essa rotina. Organize o seu dia com horários certos para acordar, estudar, maratonar aquela série e brincar com seu pet. Não esqueça de separar horários para se alimentar e relaxar. Assim, seu corpo e sua mente podem segurar essa barra que é viver no isolamento social. No começo pode parecer difícil, afinal, nosso cérebro leva mais ou menos 21 dias para se adaptar a uma nova rotina e perceber isso como um hábito. Seja forte, guerreiro(a), você consegue!

ENCONTRE UM LOCAL CONFORTÁVEL

Seu cérebro já está acostumado com sua rotina em casa. Em princípio você já estabeleceu lugares para comer, dormir e tomar banho. Estudar no quarto, por exemplo, pode fazer com que seu cérebro acredite que é hora de dormir. Já se você estiver na cozinha, pode ser que seu corpo acredite piamente que é hora de comer, afinal, cozinha é para isso, não é mesmo?

Bom seria se a gente tivesse um lugar exclusivo para estudar, como um escritório ou um quarto reservado para tal. Se assim como a maioria das pessoas, esse não é o seu caso, encontre um cantinho para chamar de seu. Nenhum lugar da casa está proibido, mas lembre-se de caracterizar esse local como seu ambiente de estudos. Importante ficar atento aos barulhos que podem intervir na sua concentração, à iluminação, ao conforto da cadeira e a outras coisas que podem ocasionar algum estresse nesse período.

MANTENHA UM RITUAL ANTES DE COMEÇAR

Então ok, chegou a hora de sentar e estudar. Prepare, antes de começar, o seu ambiente. Traga para a mesa tudo aquilo que precisa para esse momento. Livros, canetas, fone de ouvido e outros materiais que possam ser úteis. Ficar levantando para ir buscar em outro cômodo, por exemplo, pode tirar seu foco, ainda mais se você encontrar alguma distração no caminho.

Além dos materiais de estudo, lembre-se de levar uma garrafa d´água e deixar seu celular no silencioso, de preferência longe do seu alcance.

FIQUE ATENTO AOS PRAZOS

Na aula presencial sempre tem aquele colega que te dá um toque sobre a apresentação daquele trabalho ou o dia da próxima avaliação. Estudar em casa pode ser um problema para quem costuma esquecer dessas datas importantes. Mantenha sempre por perto uma agenda, ou calendário, para organizar a semana.

Com as aulas acontecendo pelos meios digitais, pode ser que você tenha mais tarefas e trabalhos para entregar. Fique atento e não perca ponto por bobeira.

RELAXE, RELAXE…

Estudar é importante e ninguém aqui duvida disso, não é mesmo? Mas não esqueça: descansar é parte fundamental do processo. Além de estabelecer horários para iniciar e terminar os estudos, lembre-se de manter intervalos para descansar o corpo e a mente. De tempos em tempos levante-se e alongue principalmente braços, pernas e claro, esvazie um pouco a cabeça.

SAUDADE DE ESTUDAR NO CÂMPUS, NÉ, MINHA FILHA?

via GIPHY

A gente torce para que logo a epidemia do Covid-19 passe e possamos voltar a viver mais tranquilamente podendo ir e vir sem medo de ser infectado pelo novo coronavírus. Enquanto isso não acontece, é importante manter contato com seus amigos e familiares mesmo que à distância. Lembre-se que você não está sozinho!

#UPFazendoAcontecer

Como a impressão 3D pode ajudar no combate ao novo coronavírus

Por que é tão importante manter seu bem-estar mesmo em momentos de crise?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here