Página inicial Dicas Afinal, o que é estudar à distância?

Afinal, o que é estudar à distância?

0
8106

Levanta a mão quem tem algum parente, amigo ou conhecido que realizou uma faculdade inteirinha na modalidade à distância?

via GIPHY

A redação do Faz Aí tem certeza que boa parte dos leitores deste texto conhece alguém que optou por estudar à distância. E sabe onde eles conseguiram um argumento para sustentar essa opinião? Da última pesquisa realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que apontou uma variação pra lá de positiva no número de matrículas para os cursos EAD.

E sabe o que isso significa?

Que apesar do número de estudantes dos cursos presenciais ainda ser superior ao da educação à distância, cada vez mais os alunos estão interessados em adquirir serviços que melhor se encaixam ao seu perfil. Afinal, assim como existem pessoas que se adaptam muito bem à rotina de uma sala de aula, existem perfis que se enquadram perfeitamente a uma proposta de ensino que valoriza a aquisição de conhecimentos por meio de ferramentas on-line.

Agora, se você precisasse optar por um curso presencial e outro EAD, qual seria sua escolha?

Provavelmente, você já teve a oportunidade de estudar em uma escola, cercado por diversos colegas e contando com o auxílio de professores. Certo? Então, com certeza, você sabe como funciona o ensino presencial. Mas, e a EAD. O que é isso? Como as coisas funcionam nessa modalidade de ensino? Todas as pessoas podem estudar à distância? Abaixo, você saberá um pouquinho mais sobre essas questões.

via GIPHY

Em poucas palavras…

A Educação à Distância é uma modalidade de ensino que pode ser vivenciada por todos, mas que não é ideal para todos. Deu para entender? A EAD é perfeita para quem tem uma rotina agitada, ou seja, para quem precisa otimizar o tempo, mas também é ideal para quem é disciplinado, organizado, atento, flexível e proativo.

O aluno que escolhe estudar à distância precisa estar ciente que 100% de suas atividades universitárias acontecerão em um ambiente virtual, sem a interação presencial entre estudante e professor e com todos os exercícios e conversas para sanar dúvidas sendo realizados por meio da internet, com computadores, tablets e smartphones.

Salvo exceção…

Existem cursos EAD que permitem que os estudantes participem de alguns encontros presenciais ao longo da faculdade, os chamados cursos semipresenciais. Dentro dessa modalidade, os alunos são convidados a conhecer toda a teoria de sua formação em uma plataforma virtual, para, depois, praticar o que foi aprendido nos encontros presenciais, contando com o suporte de professores que têm experiência no mercado. Legal, não?

De modo geral, essas são as principais características dos cursos de Educação à Distância:

– Teoria 100% on-line;

– Interação com professores e demais colegas de formação somente por meio da plataforma virtual;

– Avaliações finais das disciplinas realizadas presencialmente.

– Teoria on-line;

– Prática presencial;

– Suporte on-line e presencial dos professores;

– Avaliações finais das disciplinas realizadas presencialmente.

Quer saber ainda mais sobre os cursos à distância? Fique de olho nas próximas publicações do Faz Aí.

Leia também: O que o mercado espera de você?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here