Página inicial Saúde Medicina Medicina: como escolher uma área de atuação?

Medicina: como escolher uma área de atuação?

0
454

Que Medicina é um dos cursos mais concorridos todo mundo sabe, mas o que talvez você não saiba é a quantidade de especializações que existem para um médico atuar. São mais de 50. Sim, CINQUENTA áreas para escolher. Quer ficar ainda mais chocado? As quatro especialidades mais procuradas pelos futuros doutores correspondem ao total de 40% dos médicos atuantes no país.

São elas:

  • 11% Clínica Geral
  • 10,3% Pediatria
  • 8,9% Cirurgia Geral
  • 8% Ginecologia e Obstetrícia

Estima-se que, em 2020, o Brasil ultrapasse a marca de meio milhão de médicos atuando em todo o país. Se você pretende fazer parte dessa estatística no futuro, já pode começar a estudar e a considerar as particularidades das especialidades disponíveis.

5 DICAS ESSENCIAIS PARA ESCOLHER A ÁREA CERTA

Não escolha por impulso

Se você ainda não tem ideia de qual caminho seguir, o ideal é respirar e seguir pesquisando, fazendo listas dos prós e contras das áreas de interesse. Escolher sem pensar é um grande problema e uma decisão que pode te frustrar logo no início da caminhada.

Foque no que mais gosta

Prefere uma rotina mais tranquila ou curte uma aventura? Gosta mais de crianças ou idosos ou prefere lidar com emergências? Aqui, vale exercitar o autoconhecimento e pensar se seu estilo de vida combina mais com áreas agitadas, como Pronto Atendimento e Cirurgia Geral, ou as mais calminhas, como Dermatologia e Acupuntura.

Conheça a rotina da área que mais gosta

Vale conversar com profissionais que já atuam no mercado de trabalho, com alunos residentes, professores do curso de Medicina e especialistas da área. Muitas vezes, vemos nos filmes e seriados a rotina de um especialista e nos encantamos com aquilo, mas na prática, as coisas podem ser bem diferentes.

Cuidado com as emoções na hora da decisão

Algumas pessoas escolhem a área de acordo com alguma experiência que viveram no passado. É mais comum do que você imagina sentir gratidão ou admiração por profissionais que fizeram a diferença para você, ou para alguém próximo, por exemplo. Também é bem comum escolher uma área por ter familiares atuantes nela. Se esse for seu caso, pense bem sobre o assunto antes de definir como será sua vida profissional.

Pesquise, pesquise e pesquise muito

E quando cansar de pesquisar, descanse e pesquise mais um pouco. Não decida seu futuro focando apenas nos maiores salários, na quantidade de horas trabalhadas ou focando na área que irá te dar menos trabalho. Pense sempre: você será feliz atuando na especialidade escolhida?

E agora que você já sabe por onde começar a traçar seu caminho dentro da Medicina, que tal descobrir se você tem as softs skills necessárias para se dar bem no mercado de trabalho?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here