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Efeitos da pandemia na saúde mental: como manter o foco no estudo e garantir o equilíbrio emocional

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Um dos maiores desafios trazidos pela quarentena é manter a qualidade da saúde mental e física, já que agora todas as atividades que antes eram feitas em diversos locais precisam ser desenvolvidas dentro de casa. Fora isso, a própria situação de alerta imposta pela Covid-19 também afeta o equilíbrio emocional de muita gente.

Além de programar sua rotina dentro desses limites e de adaptar algumas atividades, a coordenadora de RH da Universidade Positivo, Mariana Zanon, listou outras dicas que vão te ajudar a manter a mente focada no trabalho e a cuidar de sua saúde mental. Confira:

Arrume um local específico de sua casa para ser seu espaço de estudo. Tal medida ajuda sua mente a entender que ali é o lugar de manter o foco e se dedicar;

Desfocar a mente de tempos em tempos também ajuda muito para que você consiga manter o foco no estudo e é fundamental para equilibrar a pressão. Ficou estressado ou não está conseguindo evoluir? Dê uma pausa, faça um chá, molhe as plantas etc.;

Manter o relacionamento com as pessoas é importante e faz muito bem! Ajuda você a estudar mais animado, além de elevar os níveis dos hormônios da felicidade. Para isso, marque, pelo menos umas duas vezes por semana, um café virtual com um colega (que pode ser da faculdade ou não). Aproveite e faça contato com aquelas pessoas que você gosta e faz tempo que não fala;

Respiração é fundamental. Nós não damos a devida importância para isso, mas permita-se experimentar. Respire mais profundamente, faça uma meditação. Isso ajuda a lidar com o medo e a ansiedade e melhora as crises, descontroles ou situações que estão te angustiando;

Todo mundo está passando por algum tipo de apuro, seja com os filhos, com os vizinhos que falam alto o dia inteiro ou com uma obra que começou perto de casa. Por isso, não se cobre tanto. Tente entender que é um momento difícil e que tudo isso vai passar. Você não está sozinho nessa;

Experimente coisas novas! Que tal começar aquele hobby que sempre gostou? Além de fazer muito bem para sua autoestima, ocupar seu tempo com coisas produtivas é uma excelente terapia e só trará benefícios para sua saúde mental.

Nunca tínhamos passado por nada parecido antes. Por isso, é importante que você observe seu comportamento e suas atitudes. Qualquer alteração que chame a atenção não deve ser desconsiderada.

Fale com alguém, se abra com as pessoas que você confia e peça ajuda. Vamos todos juntos superar essa situação!

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