Página inicial Engenharias Engenharia Civil Descobrindo a Engenharia 4.0

Descobrindo a Engenharia 4.0

0
3697

Você já ouviu falar em Engenharia 4.0? Esse conceito surgiu com a Indústria 4.0, um movimento que revolucionou as linhas de produção.

Mas ok, você deve estar pensando: o que uma coisa tem a ver com a outra? Com o nascimento da Indústria 4.0, muita coisa mudou, e é aí que vem a Engenharia 4.0.

Ficou curioso para conhecer um pouco mais sobre esse novo modelo de Engenharia? Então, atenção aos tópicos abaixo, porque eles são bem reveladores.

Tópico 1: na Engenharia 4.0, a tecnologia é a ferramenta base

via GIPHY

Com a chegada da nova era da Engenharia, muitas coisas passaram a ser realizadas com o auxílio de aplicativos, softwares, robôs e modelos 3D. Tendências estas que tornaram as entregas mais rápidas e eficientes e geraram novos tipos de demandas para as empresas, como a de profissionais mais qualificados para atendê-las.

Tópico 2: a Engenharia 4.0 resulta em novos modelos de atuação

via GIPHY

A nova Engenharia chegou para revolucionar, trazendo muitas possibilidades de atuação para os profissionais da área. Quer um exemplo disso? Antes, um engenheiro mecânico só cuidava da parte de mecanismos de movimentos e estruturas, hoje, esse profissional pode colaborar também com a elaboração de processos inteligentes e com o uso da Inteligência Artificial, a fim de deixar as entregas mais eficientes. Legal, não?

Tópico 3: a Engenharia 4.0 cria áreas de atuação para o profissional multidisciplinar

via GIPHY

O engenheiro que gosta de tecnologia e inovação, que tem curiosidade de aprender e que se reinventa poderá viver mais experiências profissionais, e tudo isso só é possível por conta das mudanças que ocorreram e continuarão ocorrendo na área de Engenharia.

Tópico 4: a Engenharia 4.0 remove barreiras

via GIPHY

O novo conceito de Engenharia tem o poder de eliminar aquelas barreiras que travam o desenvolvimento de um produto. Isso acontece devido aos aparatos cada vez mais tecnológicos e ao novo perfil do engenheiro, que trabalha de forma mais estratégica, analisando falhas que podem interferir em suas entregas. 

Tópico 5: novos perfis de engenheiros surgirão por causa da Engenharia 4.0

via GIPHY

Flexibilidade, comunicação interpessoal e capacidade de trabalhar em equipe. Essas eram as características de um bom engenheiro. Mas, com o avanço da Engenharia, as habilidades começaram a ir além. Agora, o profissional também tem que treinar sua capacidade de fazer engenharia de forma tecnológica e sustentável e com entregas cada vez mais qualificadas.

E aí, futuro engenheiro, está pronto para viver a Engenharia 4.0?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here