Página inicial Engenharias Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia Como um biotecnólogo pode ajudar a salvar o meio ambiente?

Como um biotecnólogo pode ajudar a salvar o meio ambiente?

0
442

Você sabia que a atividade da indústria de tecidos está associada a diversos impactos ambientais?

via GIPHY

Pois é! Isso porque, na maioria dos casos, a produção e o processamento de tecidos e roupas envolve o uso de derivados do petróleo, reagentes químicos, corantes e processos associados a emissão de gases que contribuem para o efeito estufa.

E tem mais! Alguns tipos de tecidos, como poliéster, nylon e acrílico, estão associados à liberação de toneladas de microfibras plásticas nos oceanos.

via GIPHY

Mas nem tudo está perdido…

A fim de amenizar esses impactos, a indústria de tecidos vem buscando alternativas para continuar realizando suas atividades de forma sustentável. E é aí que entra o trabalho dos biotecnólogos.  

Quer alguns exemplos?

  • Biotecnólogos da empresa alemã AMSilk desenvolveram um processo para a produção de um material com as mesmas características da seda de aranha por meio do uso de bactérias;
  • Biotecnólogos da empresa americana Modern Meadow desenvolveram um tecido à base de colágeno (produzido por leveduras) como alternativa para materiais de origem animal.   

via GIPHY

Sabe o que esses exemplos querem dizer?

Cada vez mais iremos vivenciar a influência da Biotecnologia para a solução de diversos desafios da sociedade atual. Ou seja, temos aí um mercado de atuação em pleno crescimento.

Leia também: O que faz um engenheiro de bioprocessos e biotecnologia?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here