Página inicial Arquitetura Arquitetura e Urbanismo: conheça as principais áreas de atuação

Arquitetura e Urbanismo: conheça as principais áreas de atuação

0
364

Ser um arquiteto vai muito além dos desenhos e das maquetes. Um profissional dessa área abraça o Design e a Engenharia sob diferentes perspectivas. E sabe qual é o resultado disso? Muitos e muitos campos de atuação. Conheça 8 deles!

via GIPHY

Concepção de projetos

via GIPHY

Aqui é onde a arte começa. Dentro da área de concepção, o arquiteto fica responsável por desenvolver todo o projeto antes da construção. Ele cria a planta da obra considerando elementos fundamentais, como o terreno, os materiais que serão utilizados e a posição das janelas e portas, além dos acabamentos, como iluminação, pisos e pintura dos ambientes.

Execução de projetos

via GIPHY

Na área de execução, o arquiteto é o responsável por tirar as ideias do papel. É ele quem realiza a leitura e a interpretação do projeto anteriormente desenvolvido e coordena a produção. Também cabe a esse profissional a função de visitar regularmente a obra e administrar a forma como ela está sendo executada.

Arquitetura de interiores

via GIPHY

Você deve estar pensando, qual é a diferença entre um arquiteto e um designer de interiores? Bem, diferente do designer, o arquiteto de interiores vai muito além da disposição dos objetos do ambiente. Ele está autorizado a realizar mudanças na estrutura do local, podendo derrubar paredes e alterar pisos, pintura e iluminação, considerando sempre o conforto e a utilidade dos espaços. O sonho de qualquer um que use o Pinterest. Não é?

Planejamento urbano e regional

via GIPHY

Estradas, praças, estações tubo. Já parou para pensar que tudo isso foi previamente pensado? O arquiteto também é o responsável pelo planejamento urbano, sempre considerando elementos de mobilidade, sustentabilidade e acessibilidade.

Patrimônio histórico

via GIPHY

Patrimônios históricos também são ambientes que estão sob os cuidados dos arquitetos. Afinal, esses profissionais são capacitados para garantir o cuidado de prédios pertencentes às cidades. Tal função exige um alto conhecimento cultural e técnico para preservar ao máximo as características físicas e estruturais originais da obra.

Arquitetura paisagística

via GIPHY

Enquanto a arquitetura de interiores se preocupa com os espaços focados no bem-estar, a arquitetura paisagística é mais voltada para o uso e para as funcionalidades dos espaços verdes. Esses profissionais atuam na criação de parques, jardins ou até mesmo de ambientes internos.

Engenharia de Segurança do Trabalho

via GIPHY

Arquitetos também podem atuar no segmento de Segurança do Trabalho, desde que possuam uma especialização voltada para a área. Esses profissionais são capacitados para trabalhar não só no canteiro de obras, mas também dentro de escritórios, identificando e neutralizando possíveis riscos.

Carreira acadêmica

via GIPHY

Se você é comunicativo, dedicado e curioso, que tal seguir a carreira acadêmica? Um arquiteto voltado para a área da educação poderá realizar pesquisas e trazer novas tecnologias para a área. Além disso, também poderá atuar como professor.

E aí? Já tem alguma ideia de qual área pretende seguir? Chegou a hora de pensar sobre o assunto!

Leia também: 6 dicas do que fazer antes de uma prova 10/10 no vestibular

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here