Página inicial Engenharias Engenharia Civil 7 tipos de Engenharia para você descobrir a sua

7 tipos de Engenharia para você descobrir a sua

0
7005

Curte a área de Engenharia, mas não sabe qual delas escolher? Antes de mais nada, descubra onde atua e o que faz o engenheiro de cada uma delas.

Listamos neste post 7 tipos diferentes para você decidir de uma vez por todas o que fazer na faculdade.

Spoiler: em TODAS elas, você precisa gostar de números (ou pelo menos saber lidar com eles). 

ENGENHARIA CIVIL

Curte jogar Sim City, montava prédios de LEGO e na Caça ao Tesouro era responsável pelos mapas reais da escola, talvez você tenha nascido para ser um engenheiro civil

O que faz: o engenheiro civil é quem projeta, planeja, executa e gerencia (ufa) obras, das mais simples as mais complexas. Além disso, também precisa cuidar e reduzir os impactos que elas causam ao meio ambiente. É de sua responsabilidade verificar e estar presente em todas as etapas de uma construção, sendo responsável pela qualidade do material, pela equipe e pelos prazos. 

Onde atua: um engenheiro civil pode seguir a linha tradicional, trabalhando em escritórios e na construção civil, mas também pode aventurar-se em laboratórios, desenvolvendo pesquisas. 

ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO

Pelos poderes da união entre o hardware e o software: o Firmware!  

Entendemos por hardware a parte física das máquinas e computadores, ou seja, o que podemos tocar. Lembrando que consideramos computadores não apenas o CPU ou notebooks, mas também máquinas industriais, smartphones, tablets e servidores. Já software são os programas e aplicativos específicos que vão rodar dentro desses hardwares

Em síntese, o firmware nada mais é que um software específico que irá rodar dentro de um hardware específico. 

O que faz: o profissional formado em Engenharia da Computação trabalha diretamente com produtos eletrônicos para a população em geral. Ele pode especializar-se tanto na parte de hardware como de software, trabalhando com sistemas para bancos, escolas, comércio, hospitais e muitas outras áreas. Ele também pode projetar robôs e desenvolver aplicativos. 

Onde atua: um engenheiro da computação pode trabalhar no setor industrial, nas áreas automotiva, de automação, bens de consumo, aeroespacial, hospitalar, meio ambiente, biotecnologia, entre outras. Por outro lado, caso queira, também é possível ir para o campo da pesquisa ou da educação. 

ENGENHARIA DE BIOPROCESSOS E BIOTECNOLOGIA

Locking Spinning GIF - Find & Share on GIPHY

Em dúvida entre Biológicas ou Exatas? A princípio, escolha as duas!
Sabe qual é a grande diferença entre um curso de Biotecnologia ou Bioquímica para o de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia? Na primeira, o profissional trabalha basicamente como pesquisador, enquanto o engenheiro trabalha com a prática. Elas são bem diferentes, mas complementam bastante uma a outra. Veja o que um engenheiro da área pode fazer:

O que faz: um engenheiro desta área é responsável por conhecer e aplicar no dia a dia os processos químicos e físicos produzidos pelos seres vivos. Eita! Parece complexo, não é? E é mesmo. O profissional também aplica todo esse conhecimento (e as substâncias) em processos industriais: fabricação de alimentos, bebidas, remédios, vacinas e por aí vai. Se preferir, pode monitorar e criar sistemas de produção ou ser responsável pelo controle da qualidade do processo todo.  

Onde atua: em indústrias de alimentos e bebidas, agricultura, biocombustíveis, meio ambiente e saúde humana e animal, além de institutos de pesquisa.

ENGENHARIA DE ENERGIA

Solar GIF - Find & Share on GIPHY

Um engenheiro de energia é o responsável por todos os processos de uso de energia, seja ela renovável (eólica, solar e hídrica) ou não (carvão, gás natural e petróleo). 

O que faz: o engenheiro de energia planeja, analisa e desenvolve os processos para gerar, transportar, transmitir, distribuir e usar os diversos tipos de energia. Ele é responsável por escolher qual tipo de energia deve usar, e mais: de que forma usar. O uso consciente de energias, principalmente as não renováveis, também faz parte desse estudo e planejamento, seja em indústrias e usinas, seja quando o serviço chega até o consumidor final.

Onde atua: em empresas de geração, transmissão, comercialização e distribuição de energia, setores públicos, indústrias e no setor petrolífero. 

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

Friends Fail GIF - Find & Share on GIPHY

Cuidar do processo gerencial de uma empresa pode parecer um bicho de sete cabeças para nós, reles mortais. Para os engenheiros de produção, significa uma oportunidade de aumentar a produtividade e rentabilidade ($$$) de uma empresa.  

O que faz: muito importante para organizações e setores econômicos de empresas, o engenheiro de produção tem a função de identificar e resolver problemas de processos gerenciais de uma empresa. Ele cuida do setor de recursos humanos, do financeiro e dos materiais de uma empresa. 

Onde atua: em bancos, escolas, hospitais, hotéis, indústrias e qualquer outra organização que tenha necessidade de organizar o fluxo de trabalho, da logística à qualidade do produto 

ENGENHARIA ELÉTRICA

Jack Nicholson Hair GIF by moodman - Find & Share on GIPHY

Você vai ficar chocado (se não usar equipamentos de segurança, claro)!

O que faz: cuida de toda parte que diz respeito à energia elétrica. Pode construir, cuidar da manutenção e gerenciar projetos que envolvem o uso da energia elétrica, componentes, equipamentos e sistemas eletrônicos. 

Onde atua: em fábricas, concessionárias de energia, indústrias de eletrônicos, empresas de telecomunicações, hospitais, laboratórios e muito mais! 

ENGENHARIA MECÂNICA

Year GIF - Find & Share on GIPHY

Se você curte desmontar os equipamentos eletrônicos de sua casa, ver como funcionam motores e sistemas, talvez essa Engenharia seja pra você. 

O que faz: projeta, analisa, constrói, mas é também o responsável pela manutenção de máquinas e sistemas mecânicos em geral. Ele projeta motores para veículos, indústrias e máquinas e cuida de sistemas mecânicos e termodinâmicos para vários segmentos da indústria. 

Onde atua: em fábricas de automóveis, indústrias de alimentos, de roupas, de aparelhos eletroeletrônicos, montadoras e muito mais. Essa é uma das Engenharias que tem mais oportunidades de trabalho.

Afinal, depois de tanta informação, já rola decidir o que fazer?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here